Roteiro da Fé

Iniciar
Araruna, PB
Religioso

A Igreja de Santo Antônio, marco inicial da cidade de Araruna, foi edificado entre 1830 e 1845, através da promessa de Feliciano Soares, fundador do povoado á Nossa Senhora da Conceição. Os Santuários de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima, são pontos de devoção e fé situados no município de Araruna, na Paraíba. O Sant. de N. Srª da Conceição encontra-se no centro histórico da cidade, já o Sant. de N. Srª de Fátima, localiza-se há 12 km da sede do município, no sítio Água Fria, próximo ao Parque Estadual da Pedra da Boca.

Modo de percurso:
Carro
Duração estimada:
2 horas 20 minutos
Como fazer este roteiro? Através do Aplicativo Easy Tour Brasil e um condutor local.
1
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
A Matriz de N. S. da Conceição, encontra-se localizada no sítio histórico do município de Araruna - PB, na rua Semeão Leal, nº 122, ao lado da Praça João Pessoa, cerca de 250 metros da antiga Capela de Santo Antonio, sentido sul-norte, por toda sua imponência destaca-se no aglomerado urbano da cidade, e por sua centralidade se torna por muitas vezes ponto de referencia, sendo forte definidora de espaçamento geográfico e urbano. A construção da Matriz iniciou em 1876, sendo inaugurada somente no ano de 1900, na virada do século. No ano de 1999 esta matriz foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP), e em 2001 foi elevada a categoria de Santuário.
Atividade: Visitação e contemplação Duração estimada:
45 minutos
Nível de atenção:
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
2
Igreja de Santo Antônio
Marco inicial da fundação de Araruna, a antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição, representa por si só um patrimônio de inestimável valor histórico e estético, com seu estilo arquitetônico barroco rural religioso do século XIX. Sendo o marco inicial da povoação da futura vila de Araruna. Na primeira metade do século XIX, conta-se que o Senhor Feliciano Soares do Nascimento, vindo de Jacu dos Órfãos no Rio Grande do Norte, fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição para que o curasse de uma doença, onde sendo concedida a graça ergueria uma capela no alto da Serra d’Araruna em sua homenagem, tarefa difícil devido ao isolamento do local a época. Com a construção da nova matriz em 1876, esta igreja passou a ser dedicada a Santo Antônio. O prédio foi restaurado através do Decreto nº 20.472, de julho de 1999, do Governo da Paraíba, declarando o Tombamento da Igreja de Santo Antonio, patrimônio do povo de Araruna e da Paraíba.
Atividade: Visitação e contemplação Duração estimada:
35 minutos
Nível de atenção:
Igreja de Santo Antônio
3
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
O Santuário de N. Srª de Fátima, localiza-se há 12 km da sede da cidade de Araruna, no sítio Água Fria, próximo ao Parque Estadual Pedra da Boca. Inaugurado em 2010, o local que atualmente atrai cerca de 10 mil romeiros todo dia 13 de maio de cada ano, outrora o já atraía público devido a existência de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima inserida em um afloramento rochoso, a Pedra do Letreiro, esta imagem foi inserida por um fazendeiro local, décadas passadas, onde começou a atrair a presença de pessoas da região, até que o vigário de Araruna a época, iniciou as primeiras missas.
Atividade: Contemplação, devoção Duração estimada:
1 hora
Nível de atenção:
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Iniciar Roteiro
© 2020 Easy Tour Brasil. Todos os direitos reservados.