Aventura nas Serras

Iniciar
Araruna, PB
Aventura

Araruna é um Município Brasileiro do Estado da Paraíba, estando compreendida na mesorregião do Agreste Paraibano, na microrregião do Curimataú Oriental (formado por Araruna, Cacimba de Dentro, Solânea, Dona Inês, Tacima, Casserengue e Riachão). A cidade de Araruna está localizada no alto da serra que lhe empresta o nome (Serra da Araruna), numa altitude de cerca de 600 metros acima do nível do mar. Está distante 165 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, cerca de 100 km de Campina Grande e a 120 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Sua fundação ocorreu aos 10 de julho de 1876. Conhecida pelo seu clima ameno que se distingui do quadro geral desta região se tornando uma ilha de clima ameno em pleno semi-árido, pois está inserida numa altitude de cerca de 590 metros acima do nível do mar, Araruna é um dos principais municípios do Agreste Paraibano, devido sua polarização aos demais municípios do Curimataú da Paraíba e Agreste potiguar, fazendo limite territorial com quatro municípios do estado do Rio Grande do Norte. Araruna apresenta bucólicas paisagens naturais, tais como as belas serras da Araruna e da Confusão, e do Parque Estadual da Pedra da Boca inserido neste município, pelo seu clima ameno a maior parte do ano, por nossos tradicionais eventos como o consagrado Araruna Moto Fest, o São João na Serra e Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição.

Modo de percurso:
Carro
Duração estimada:
10 horas 30 minutos
Como fazer este roteiro? Através do Aplicativo Easy Tour Brasil.
1
Parque Estadual Pedra da Boca
Situado no município paraibano de Araruna, na microrregião do Curimataú Oriental, o Parque Estadual da Pedra da Boca é uma reserva ecológica e ambiental que apresenta um dos mais importantes patrimônios geológicos do estado da Paraíba e do Brasil, possuindo uma área de cerca de 160 hectares na zona rural de Araruna, onde também se encontra a povoação rural de Água Fria, sendo um lugar que encanta a todos que o visitam por suas mais diversas belezas.
Atividade: Contemplação, Trilha,Rapel ou escalada Duração estimada:
2 horas 30 minutos
Nível de atenção:
Parque Estadual Pedra da Boca
2
Mirante Vale da Serra
Localizado a 4km da cidade Araruna, e a uma altitude de 600m, o mirante proporciona uma visão de vários município do RN e da PB, além da visão privilegiada da Serra da Confusão e do Parque Pedra da Boca e de vários vales no entorno, proporcionando fotos fantásticas a visitantes e turistas.
Atividade: Contemplação e fotografias Duração estimada:
45 minutos
Nível de atenção:
Mirante Vale da Serra
3
Pedra da Macambira
É um imenso bloco granítico situado na porção norte do município de Araruna, no curimataú paraibano, na região do Vale do Rio Calabouço, rica em grutas, nascentes de água, escrituras rupestres, e sendo uma das divisas naturais da Paraíba e Rio Grande do Norte. Estando localizada em uma propriedade privada na zona rural de mesmo nome "Sítio Macambira". Neste afloramento rochoso nasce naturalmente a macambira (Bromelia laciniosa), planta presente em grande parte da vegetação nordestina do Brasil, no bioma caatinga, muito utilizada para o sustento bovino em tempos de secas.
Atividade: Trilha, Rapel e Contemplação. Duração estimada:
2 horas
Nível de atenção:
Pedra da Macambira
4
Cânion do Macapá
É um desfiladeiro formado há milhões de anos por onde corre o Rio Salgadinho em Araruna/PB. Do alto de um mirante tem-se a vista de toda a serra e dos imensos paredões de rocha que escondem entradas de grutas, e nas proximidades há registros através de desenhos rupestres de civilizações que estiveram por lá entre 10 e 12 mil anos. A trilha tem por volta de 4km de percurso total, e diversos obstáculos que a tornam mais divertida e radical. O local dar lindas fotos e fica em uma região bem povoada. No período do fim de março a inicio de setembro geralmente forma uma queda d´ agua que pode se chegar a 100 metros de altura, formando se varias cachoeiras e lagos, próprias para banhos, mesmo em período secos vale apena ir no inicio da manha ou no final da tarde para contemplar e fazer lindas fotos.
Atividade: Rapel,Canionismo ou Escalada Duração estimada:
2 horas 30 minutos
Nível de atenção:
Cânion do Macapá
5
Cânion da Serra Verde
Está a serca de 8km da cidade. Proporciona uma caminhada dentro de um vale com diversas áreas de mata formadas nos acúmulos de sedimentos carreados rio abaixo e uma diversidade de rochas visíveis e palpáveis, como feldspato,quartzo limpo e leitoso, plutônica, granitica e outras. Além das inscriçoes rupestres também presentes ao longo do curso em três sítios.
Atividade: Trilha e Contemplação Duração estimada:
2 horas 45 minutos
Nível de atenção:
Cânion da Serra Verde
Iniciar Roteiro
© 2020 Easy Tour Brasil. Todos os direitos reservados.